Você anda muito distraído? Trouxemos dicas para você se concentrar melhor

A concentração é fundamental para administrar bem o seu dia, se você não consegue se concentrar, fazer uma tarefa específica resultará em pouco ou nada feito.

Você já se viu em um dia chuvoso de inverno olhando pela janela e sonhando acordado em sentar-se em uma praia no verão enquanto o relógio avança em um prazo urgente?

Ou você já tentou iniciar aquela tarefa difícil, mas a adiou e decidiu trabalhar em algo mais fácil ou simplesmente não trabalhar?

Esta é uma falta de foco que todos nós experimentamos em algum momento, mas seu impacto em seus níveis de ansiedade e estresse aumenta, pois você está criando mais pressão sobre si mesmo, porque agora tem menos tempo para trabalhar nessa difícil tarefa.

Sinais e motivos para sua falta de concentração

Existem vários sinais de que sua concentração e níveis de foco estão baixos. Se você luta para se lembrar de eventos recentes porque sua memória de curto prazo não é boa, você não consegue relaxar e sempre perderá coisas.

Você pode ter dificuldades para tomar decisões e falta de energia, e está sempre cometendo erros ou sendo incapaz de terminar as tarefas que recebeu.

Sono, dieta, ansiedade, estresse e até mesmo estar com fome são apenas alguns dos motivos pelos quais você não consegue se concentrar. Mas a boa notícia é que existem muitas maneiras de melhorar seus níveis de foco. Essas são as coisas que você pode fazer se não conseguir se concentrar.

1. Divida seu dia em ‘slots’ de 30 minutos

Dividir seu tempo em espaços menores e mais focados ajuda a manter o foco por mais tempo. Se você tem uma grande tarefa pela frente, é difícil não procrastinar, pois pode ser opressor.

Ao dividir seus esforços em intervalos menores de 30 minutos, você está fazendo uma pequena promessa a si mesmo de que, não importa o que aconteça, você só trabalhará nesta tarefa e nada mais durante esse tempo.

Essa abordagem não só divide seu dia em partes gerenciáveis, mas também reduz o trabalho necessário em tarefas mais significativas.

Planeje alguns minutos de intervalo entre cada slot ou na hora, dependendo se você está no meio do fluxo ou se precisa de alguns minutos antes de ir novamente.

2. Use temporizadores

Usar cronômetros para ajudá-lo a manter o foco é uma maneira fácil de gerenciar seu tempo. Depois de decidir sobre a tarefa em que deseja trabalhar, defina um cronômetro de quanto tempo deseja trabalhar nessa tarefa.

Se a tarefa for grande, não defina um cronômetro que dure a manhã inteira, pois é muito tempo para você ficar totalmente focado sem se distrair. Divida os intervalos de tempo em períodos menores.

Clique em iniciar no cronômetro quando estiver pronto para começar, mas não pare até que o cronômetro termine. Você pode usar o cronômetro do seu telefone ou remover o máximo de distrações possível. Defina um cronômetro em seu navegador; procure por “timer” no Google, e um aparecerá.

3. Crie um estacionamento pessoal

Uma das vantagens de estar intensamente focado é que seu cérebro pode ficar realmente criativo, de modo que novas ideias, pensamentos e ações surgem nele. Embora isso seja ótimo, pode prejudicar seu foco na tarefa atual em que está trabalhando.

Você não quer parar esses pensamentos criativos, portanto, para evitar que comece a fazer várias tarefas e saia dessa mentalidade profundamente focada, tenha um bloco de notas e uma caneta ao seu lado o tempo todo.

Assim que um pensamento ou ação que não está relacionado à tarefa em questão surgir em sua mente, anote-o. Nada detalhado – apenas uma ou duas palavras no máximo, então, quando você puder voltar a ele mais tarde, será o suficiente para você se lembrar por que o adicionou.

Isso não se limita a pensamentos e ações criativas. Pode ser coisas como “Encomende os balões de festa”, “Lave o carro amanhã”, etc. Inclui tudo o que você sabe que precisa fazer, mas não quer esquecer no momento.

4. Assuma o controle do seu dia

Durante um dia agitado de trabalho, muitas distrações podem afastá-lo das tarefas essenciais. Podem ser notificações por e-mail, mensagens do Slack, uma ligação ou colegas conversando no escritório.

Em um ambiente de trabalho agitado, é difícil saber o que é urgente ou importante, então você pode ser facilmente desviado para uma solicitação por e-mail ou sentir que seu e-mail está aumentando, então você gasta tempo respondendo aos e-mails. Essa abordagem não se concentra no que é realmente importante e no que precisa ser respondido com urgência.

Para ajudar a retomar o controle, você precisa planejar seu dia de maneira estruturada. Comece priorizando o que você precisa para trabalhar naquele dia – coisas que são urgentes e importantes

Em seguida, divida essas tarefas em segmentos de trabalho ao longo do dia de trabalho. Esses segmentos também podem incluir quando você olha sua caixa de entrada, Slack, etc. Portanto, você está controlando seu dia em vez das ferramentas que controlam você.

5. Apenas durma mais

Você pode praticar todas as técnicas de foco do mundo, mas se não dormir o suficiente, sua capacidade de permanecer focado nunca melhorará.

Muitas vezes é tentador trabalhar até tarde quando você está ocupado e, em alguns casos, isso é necessário.

Reconheça que quanto mais tarde você trabalhar e quanto menos dormir, mais tempo levará para concluir a tarefa, pois sua capacidade de permanecer concentrado diminuirá.

Priorize o sono acima de tudo, pois é a hora de seu corpo e sua mente se recuperarem. Quanto maior for a qualidade do seu sono, maior será o seu foco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *