Curso Técnico em Segurança do Trabalho — Senac

Essa área de atuação industrial é uma das mais importantes das empresas, isso porque o profissional formado em Segurança do Trabalho, exerce a função de fiscalizar e orientar os funcionários para os riscos que uma empresa pode ter. Chegou a hora de você descobrir tudo sobre o curso de Segurança do Trabalho SENAC e porque você deveria fazer.

O conteúdo disponibilizado pelo SENAC é de alto padrão e prepara o aluno para atuar sem nenhum problema no mercado de trabalho, ele vai sair de lá preparado para prevenir e adotar medidas que venham a proteger os empregados das determinadas empresas.

Assim, você pode começar agora mesmo a investir em uma nova profissão ou mesmo aumentar o seu conhecimento.

Não perca mais tempo e saiba tudo o que é preciso fazer para começar esse curso profissionalizante ideal para qualquer um.

Detalhes da inscrição

A parte que mais interessa a quem está lendo é claro, é a de inscrição, mostraremos requisitos, mais detalhes do curso e também os documentos necessários para a matrícula, confira abaixo.

Diferentemente de outros cursos técnicos do SENAC, o curso de Segurança do Trabalho requer algumas características mais específicas para a inscrição, como:

 – Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio;
 – Estar cursando, no mínimo o 2º ano do Ensino Médio.

Vale ressaltar que a Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio se refere a alunos que já tenham concluído o ensino fundamental e estejam cursando diferentes arranjos curriculares. Esses arranjos permitem uma carga horária máxima de 1.200 horas, referente a qualificação profissional, como cursinhos extracurriculares.

Frequentemente, esses cursos profissionais têm como foco o domínio de áreas ou competências de algum segmento profissional específico, sendo que o diploma é entregue junto com a finalização do ensino médio ou posterior.

Já no que se refere a outros detalhes da inscrição, será preciso apresentar os seguintes documentos originais com cópias:

  •  RG;
  •  CPF;
  •  Certificado ou Histórico Escolar;
  •  Declaração da escola referente ao ano que está cursando.
Em alguns casos é preciso apresentar apenas a declaração da escola ou certificado, mas a dica é sempre ter todos os documentos citados acima em mãos.

O que vou aprender no curso de Segurança do Trabalho SENAC

O curso de Segurança do Trabalho SENAC, tem como foco ensinar o aluno formas eficientes e práticas de identificar qualquer situação que possa representar um risco físico, químico ou biológico.

Além disso, o curso é dividido em vários módulos, onde cada um aborda uma temática específica, como:

  • Planos de elaboração e implantação de Políticas de Saúde e Segurança;
  • Avaliação de medidas de controle de riscos;
  • Realização de monitoramento contínuo de riscos;
  • Desenvolvimento de programa voltado para a segurança do trabalho;
  • Prestação de assistência a socorro básico;
  • Elaboração e implantação de planos para possíveis situações de urgência ou emergência;
  • Ações educativa para auxiliar os funcionários que podem ser expostos a algum risco;
  • Gestão Integrada da Organização.
Todos esses módulos tem o objetivo de ensinar você a se tornar um profissional capaz de desenvolver ideias e planos, identificador situações perigosas, criar um plano de escape e até formas de controle ou resolução de problemas emergenciais.

4 Vantagens em fazer o curso de Segurança do Trabalho

De acordo com pesquisas recentes, o Brasil está entre os países com mais acidentes no ambiente de trabalho, o que significa possível afastamento do funcionário, medidas cooperativas e, em casos graves, processos judiciais ou acordos com a empresa.

Tendo em mente esse cenário, é possível apontar os seguintes benefícios em fazer o curso de Segurança do Trabalho do SENAC.

Mercado de trabalho

Devido ao alto índice de acidentes, as empresas procuram cada vez mais profissionais qualificados para desempenhar tal atividade dentro do negócio. Seja na parte administrativa ou não, você pode crescer no mercado de trabalho atuando de forma preventiva ou restaurativa, quando o problema já foi identificado ou ocorreu.

Algumas empresas também buscam profissionais do ramo que forneçam assistência esporádica através de cursinhos ou palestras para os funcionários.

Salvamento de vidas

O curso de Segurança do Trabalho está entre as opções de trabalho que pode garantir que você salve vidas diariamente, ainda que de forma indireta, já que você ensina e prevê riscos.

Além disso, é possível trabalhar diariamente no ramo para melhorar as condições de trabalho dos funcionários, já que muitas empresas do Brasil ainda adotam um sistema pobre de segurança, com o objetivo de reduzir gastos.

Redução de inquéritos

Estima-se que milhares de processos ou inquéritos são abertos e finalizados todos os anos no País, apenas para resolver medidas de funcionários contra empresas que não adotam sistemas básicos de proteção. Através do curso, você pode oferecer alternativas aliadas de empresas e funcionários, focando em gastos menores, mas também nos cuidados e segurança básica.

Dessa maneira, seria possível reduzir inquéritos e processos que podem durar anos e geram diversos problemas para empresas, que são processadas, e funcionários, que dependem desse processo.

Possibilidade de atuação

Uma das vantagens em fazer o curso de Segurança do Trabalho se refere as possibilidades de atuação. Afinal, você pode oferecer cursinhos, palestras, aulas mensais fixas, assistência ou mesmo um emprego fixo. Do mesmo modo, você consegue trabalhar em diversos setores, sejam empresas grandes ou pequenas, ou mesmo fazer cursos extras para atuar na brigada de incêndio, corpo de bombeiros, perícia e outros.

Vale ressaltar que existem opções de cursos de Segurança do Trabalho do SENAC que podem ser presenciais ou à distância, além das parcerias entre instituição de ensino e empresas que facilitam a sua contratação após o curso.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *