Curso de Jardinagem — Cursos Livres EAD Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem comercial – SENAC é uma instituição de educação profissional que foi fundada em janeiro de 1946 com o intuito de colaborar na obra, difusão e qualificação do ensino profissional. Ela foi criada pelo Governo Federal e hoje possui Unidades em todo o território nacional.

O curso de jardineiro te possibilita ter uma carreira mais estável, e, é um dos melhores cursos oferecidos pelo SENAC, com foco em pessoas que desejam uma preparação mais rápida para o mercado de trabalho. Esse profissional é responsável por formar, implantar e manter jardins bonitos e saudáveis, utilizando as técnicas apropriadas de plantio, nutrição, poda e tratamento das plantas.

Veja neste artigo informações relevantes sobre o curso de jardineiro e tudo mais que você precisa saber para conquistar sua profissão nesta área. Se você se interessou nesse assunto aproveite este artigo feito para você!

A carreira na área de jardineiro


O profissional de jardineiro tem papel muito relevante para as pessoas devido ele ser o responsável por cuidar do embelezamento de espaços e canteiros de plantas e flores. O profissional, ao fazer o curso, poderá atuar com certa estabilidade no exercício da profissão.

É uma profissão que requer uma conduta e conhecimentos específicos e o curso vai habilitar você para estar apto a lidar com diferentes formatos de jardins, de modo a deixar cada um harmonioso e ao estilo de cada cliente.

Para quem é destinado o curso de jardineiro

O curso é destinado para todas as pessoas que desejam atuar na área de paisagismo, mas não pode ou não quer aguardar muito para a conclusão de um curso mais longo, por exemplo.

O curso é para quem gostar de aplicar técnicas apropriadas e praticar a arte em plantas. Por isso, é desejável que a pessoa tenha esses instintos.

Benefícios do Curso

O curso é ainda para quem deseja ter mais campos de atuação profissional, pois são vários os tipos de estabelecimentos e residências que demandam por esse profissional.

Esse profissional tem sido muito requisitado pelas empresas como condomínios residenciais ou comerciais, uma vez que no momento, as pessoas vêm buscando ter mais aproximação com a natureza e isso traz oportunidades de trabalho para os profissionais de jardinagem.

Com o diploma em mãos, como ele terá reconhecimento nacional, você estará apto a atuar em qualquer empresa ou área de paisagismo.

Detalhes da inscrição

Para fazer esse curso você precisa se dirigir a uma Unidade mais próxima do SENAC ou acessar a modalidade à distância pelo site www.senac.br.

É necessário que você apresente esses documentos para inscrição:

  • Cópia do RG;
  • CPF;
  • Certificado ou histórico escolar de conclusão do ensino fundamental ou declaração de que esteja cursando;
  • Comprovante de residência;
  • Título de eleitor e reservista para homens;

*É preciso ter no mínimo 16 anos completo. E o curso é na modalidade presencial.

Conteúdo do curso de jardineiro

Sobre o conteúdo desse curso, pode-se destacar:

O conteúdo é todo pensado para formar pessoal preparado e responsável, podendo atuar com:

  • Os principais conceitos do paisagismo;
  • Como fazer um projeto paisagístico e implementá-lo;
  • Os estilos e cuidado dos jardins;
  • Plantas ornamentais e como melhor utilizá-las.

O que o curso oferece 

O curso é oferecido de modo presencial e, conta com uma metodologia de ensino variada e prática para que o estudante esteja apto a atuar com um nível de competência apropriado e em qualquer espaço.

O curso costuma ser oferecido por profissionais que já atuam na área, com condições de passar toda a bagagem necessária aos estudantes.

O SENAC é referência nacional na área de cursos técnicos, por isso você estará seguro e bem amparado para pleitear uma vaga no mercado de trabalho.

Grade curricular do curso de jardineiro

A grade curricular do curso costuma ser estruturada da seguinte forma:

  1. Jardinagem e suas extensões.
  2. Ecologia.
  3. Partes da planta e suas funções.
  4. Grupos de plantas: uso para jardim.
  5. Caracterização do solo.
  6. Ferramentas de corte, limpeza, rega e plantio.
  7. Irrigação, mondas e adubações.
  8. Seleção, distribuição e plantio de mudas.
  9. Manutenção das plantas de interior, exterior e ferramentas utilizáveis.
  10. Controle de pragas, doenças e uso do EPI.
  11. Higiene e segurança no trabalho.

Saiba um pouco mais sobre o curso de jardineiro

Esse curso costuma ser possível de ser concluído em até 3 meses. O curso é hoje oferecido na modalidade presencial, com carga horária de 160 horas/aula.

O curso de jardineiro possui alta demanda pois as empresas precisam cada vez mais desse tipo de profissional.

Quais as vantagens em concluir o curso? 

O aluno ao concluir o curso terá um certificado que o habilita para atuar de imediato em qualquer espaço de jardinagem.

Esse profissional poderá entrar rapidamente no mercado de trabalho e prestar serviços de modo efetivo, podendo atuar de forma autônoma, como trabalho temporário etc.

Entre as vantagens do curso: ele pode ser concluído mais rapidamente e costuma custar menos, em termos de investimentos.

Com o certificado em mãos, esse profissional será mais aceito pelo mercado, de modo geral.

Qualificação profissional através do Curso 

O profissional de jardineiro tem espaço bem relevante para as pessoas e organizações privadas ou não. Atuando com profissionalismo nos cuidados com os jardins.

Entre suas atribuições, esse profissional deve saber cuidar da natureza, uma vez que ela estimula e contribui para uma relação mais saudável nas relações sociais.

Com a conclusão desse curso pelo Senac, com certeza se abrirá muitas portas de trabalho para você!

Quais oportunidades que existem no mercado de trabalho 

As empresas de vários portes e segmentos em todo o Brasil, como hortos, condomínios e residências têm apresentado boa demanda por esse tipo de profissional.

Em geral, há grandes oportunidades de trabalho para esse profissional. E, as remunerações podem variar de R$ 1000,00 a 1700,00 por mês.

Trata-se de um curso com oportunidade de se ganhar bons salários, o que vai depender da região do país em que ele vai atuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *